Uma Verdade Anulada- Boy Erased - Garrard Conley

Boy Erased -leitura Romance Café
Boy Erased
Livro que deu origem a filme estrelado por Nicole Kidman, Russel Crowe e Lucas Hedges.
Em seu elogiado livro de estreia, Garrard Conley revisita as memórias do doloroso período em que participou de um programa de conversão que prometia “curá-lo” da sua homossexualidade.



Título Original: Boy Erased  Uma verdade Anulada  
Autor: Garrard Conley 
Ano: 2019
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Não Ficção

Livro que deu origem a filme estrelado por Nicole Kidman, Russel Crowe e Lucas Hedges.
Boy Erased -leitura Romance Café
Boy Erased 

Em seu elogiado livro de estreia, Garrard Conley revisita as memórias do doloroso período em que participou de um programa de conversão que prometia “curá-lo” da sua homossexualidade. Garrard — filho de um pastor da igreja Batista, criado em uma cidadezinha conservadora no sul dos Estados Unidos — foi convencido pelos próprios pais a apagar uma parte de si. Em uma tentativa desesperada de agradá-los e de não ser expulso do convívio da família, ele quase se destruiu por completo, mas encontrou forças para buscar sua identidade e hoje é ativista contra as terapias de conversão.
Tocante e inspiradora, a história de Garrard é um acerto de contas com o passado, um panorama complexo das relações do autor com a família, com a fé e com a comunidade. O livro é o testemunho dos traumas e das consequências de se tentar aniquilar parte essencial de um ser humano.
Jared (Lucas Hedges) é um adolescente normal que leva uma pacata vida em uma cidade interiorana dos Estados Unidos. Entretanto, ele esconde um segredo: ele é homossexual. Quando seus pais (Nicole Kidman e Russell Crowe), dois pastores evangélicos extremamente religiosos e conservadores, descobrem a verdade sobre o filho, decidem submetê-lo a um processo de "cura gay", um inferno particular do qual Jared terá que lutar para escapar -
Baseado no livro de memórias "Boy Erased: A Memoir of Identity, Faith, and Family", de Garrard Conley, o longa-metragem de Joel Edgerton, que interpreta o terapeuta de Jared no drama, já está cotado para o circuito de festivais e de premiações do segundo semestre por causa de sua temática e do elenco de peso reunido para estrelar o projeto. Afinal de contas, além dos supracitados atores, Boy Erased também conta com a participação do realizador canadense Xavier Dolan, queridinho das premiações.
                                            Boy Erased estreia prevista no Brasil: 31/01/2019


Resenhando | Uma Verdade Anulada

Nas 320 páginas do livro Uma Verdade Anulada, Garrard descreve o que foi sua vida no período de uma semana em um acampamento. Para aqueles que gostaram do livro “Uma Garota Dinamarquesa”, este segue a mesma linha.


Garrard não é um jovem comum na pequena cidade de Arkansas, o estudante universitário carrega consigo uma bagagem que, diga-se de passagem, é um tanto pesada. O jovem de dezenove anos é filho de um pastor batista, e servo de Deus, até aí tudo bem; acontece que Garrard mantém trancafiado dentro de si um verdade, que aos poucos o está consumindo, e não sendo o bastante, ela pode destruir os laços profundos que tem com a família.  

Como nada por muito tempo se mantém oculto, seu pai lhe dá duas opções: Ou ele participa de um programa institucionalizado dos Doze Passos para curar a homossexualidade (através da bíblia e orações intensas), ou ele perderá o convívio com família, o apoio dos amigos e também o que ele mais teme, o amor de Deus, a quem sempre devotou suas orações.  

Mesmo assustado, tomado de conflitos, o jovem decide participar desse programa, que durou uma semana e rendeu o livro Boy Erased ou Uma Verdade Anulada, que agora foi lançado pela @editoraintrinseca.

O livro é bem interessante e até mesmo, às vezes, impactante. No decorrer da leitura, você irá se deparar com detalhes reais. Garrart teve o cuidado de citar o nome das instituições pelas quais passou, detalhes muito interessantes de tudo o que viveu, isso faz você mergulhar nessa jornada. Se você chegar a pesquisar as descrições, verá que foi tudo real, e essa dose de realidade torna aos meus olhos a leitura fascinante (independente do final). Então se prepare para momentos tensos, dolorosos e marcantes.

Não vou negar que de certa forma admirei o jovem Garrard, não é facil encontrar forças para confrontar as pessoas que tanto ama, com uma verdade tão odiada (por eles), certamente o peso no peito passou a fazer parte do seu constante despertar, obrigando-o a viver nas sombras, travando internamente uma guerra brutal e auto destrutiva.

No livro, você também verá momentos lindos, o relacionamento dele com a mãe, as indagações que vez ou outra surgem em sua mente que lhe faz companhia diante de tudo o que passa.

A jornada dele não foi fácil, e a palavra que melhor pode descreve essa experiência: angustiante; mas mesmo assim o livro nos reserva momentos triunfantes, e num resumo geral ele é uma prova de que o amor prevalesse às mais difíceis situações.  

A capa do livro é simples, porém majestosa e diz tudo. Amei, e quanto à diagramação: Gente! É a Editora Intrínseca, né!

Então, não deixem de conferir essa belesura que acabou de sair do forno.

Lançamento do livro 11/01/2019



Nenhum comentário