A Probabilidade de ser Feliz - Gislaine Bergo


Este é um conto de apresentação de uma série que será lançada, temos em primeira mão, as características dos personagens, medos e o ponto de partida que culminará numa trama a ser explorada pela autora. Pode-se dizer que o livro é uma cama pronta, que dá margem as muitas possibilidades.



Título: A Probabilidade de ser Feliz 

Autora: Gislaine Bergo
Editora: Pindorama
Ano: 2019
Páginas: 39




Sinopse:

Quando um homem compromissado e cheio de traumas encontra uma oportunidade de mudar sua vida, ele fica entre a emoção e a razão e isso o faz entrar em um dilema: Assumo o risco ou mantenho minha “zona de conforto”.

João Pácio Gomes é um advogado conhecido e respeitado, mas que vive uma intensa carência afetiva.


Quando encontra Ângela, uma mulher linda e livre, ele se deixa envolver pelo momento e decide viver este grande amor. Porém nem tudo é como desejamos e as coisas começam a sair de controle.
E agora?
Resenhando | #aprobabilidadedeserfeliz | @editorapindorama

Alguns dizem que nos pequenos frascos se encontram os melhores perfumes, creio que com a leitura também pode ser assim...
No dia 17 de outubro foi lançado o conto: A Probabilidade de Ser Feliz da autora: Gislaine Bergo ( @edificiosaber ). Posso dizer que o que tenho em mãos, é apenas uma degustação do que iremos encontrar na série: Inversamente Proporcional.
O livro (estilo revista), contém 39 páginas em tons amarelados, destas, 07 páginas são referentes ao primeiro capítulo do próximo livro da autora Raciocínio Lógico no amor (livro a ser lançado em 2020) com o título: “Apêndice”.
Na capa, nos deparamos com uma ilustração belíssima, carregada com um toque melancólico. Admirando-a, fiquei com a sensação de ter perdido algo em algum momento do passo; algo que preciso resgatar ou tentar mudar.  
É essa a mesma sensação que incomoda Dr. João Pácio Gomes. A muito esse pai de família, olha para o passado e se pergunta em que momento errou. A sua vida, parece ter chegado num estágio, onde a alegria deixou de ter um real significado.
  • “Minha cabeça pede tempo e meu coração concorda com ela”
Os seus pensamentos são carregados de conflitos, inseguranças e incertezas. Os muitos questionamentos não sessam. Em muitos pontos dessa leitura, iremos nos deparar com um monólogo, onde ele se vê perdido dentro dele mesmo, mergulhado num mar de frustrações, vazio, sem ao menos um sopro de vento que o faça novamente ter esperanças.
Mas todo esse drama é justificado, João foi adotado quando criança por uma juíza, Maria Carla. Quatro anos depois ela morre. Os traumas ficaram, e ainda reflete na vida desse pai, que luta para não demonstrar suas dores a família. Família essa que ele conquistou com apenas 18 anos (devido uma gravidez não planejada, num primeiro relacionamento de ambos). Um casamento que a muito já não serve de inspiração. Um casal que no anseio de acertar, sem nenhuma experiência de vida (dezoito anos depois), ainda colhem os frutos das escolhas passadas.  

“As pessoas me veem como o famoso Dr. João Pácio Gomes, mas neste momento sou apenas um rascunho mal-acabado disso.”

“Não amo minha esposa, mas não sou homem o suficiente para larga-la e seguir minha vida.”

É no trabalho que João encontra forças para continuar. Certo dia depois de palestrar ele decide pernoitar em uma cidadezinha chamada “Cruzeiro do Sul” no interior do Rio Grande do Sul. É lá que ele encontra Ângela, uma mulher que vem trazer frescor e renovo nos sentimentos adormecidos deste homem. 
Mas como o título afirma, temos aqui apenas a probabilidade de ser feliz. A leitura termina com João diante de uma encruzilhada: de um lado ele tem a família que conquistou; sua filha caçula tem apenas oito anos. Do outro lado, a mulher que agora aquece seu coração e guarda no ventre a promessa de uma nova probabilidade de ser feliz.  
A leitura segue com o primeiro capítulo do livro Apêndice.
Minhas considerações finais:
Este é um conto de apresentação de uma série que ainda será lançada. Temos em primeira mão, as características dos personagens, medos e o ponto de partida que culminará numa trama a ser explorada pela autora. Pode-se dizer que o livro é uma cama pronta, que dá margem as muitas possibilidades.
Como se trata da apresentação da série a ser lançada, neste conto você poderá se familiarizar com a escrita da autora e o ponto de partida para tudo o que ainda irá acontecer. Então não espere encontrar aqui o tão famoso “Fim”, o que temos é apenas o começo de uma história.
Visivelmente a autora teve um traço poético em alguns pontos, sua escrita apresenta uma leitura melancólica, que nos dá uma sensação de termos em mãos, o diário de um homem que luta para se justificar ao leitor. Este é um romance dramático, que pode ser lido por todas as idades. 
 Quer conhecer mais sobre esse trabalho, superencantador? Visite @edificiosaber . Ah, e não deixe de comentar e visitar o nosso Blog, claro!
                                                               Girafa

Autora

Gislaine Bérgo, é também a autora do conto: Eu Tenho Medo da Chuva.

Betina é uma garota simples que julga sua aparência de forma modesta. Não acredita que um dia encontrará um grande amor por não ser popular na escola. Porém quando conhece Bernardo, irmão de um amigo da escola e super admirado pelas meninas de sua turma, ela começa a sonhar com a possibilidade de que um dia ele possa notar sua presença. E este amor muda toda sua vida.

12 comentários

  1. Muito interessante, gostei.Bom final de ano.

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de enredo, tem todos os elementos que curto. Não conhecia o livro, e já fiquei curiosa para ler. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu particularmente gosto de contos, pois normalmente são leituras rápidas e envolventes. Eu gostei da sinopse, o enredo parece ser legal e gostei de conferir a sua opinião. Parabéns pela publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei essa capa. Minha meta para o o ano novo será ler mais contos, adoro essas leituras rápidas, bjusss.

    ResponderExcluir
  5. Gosto demais de ler contos, li vários esse ano e esse será um que estará na minha lista de 2020. Espero poder estar lendo em breve.

    ResponderExcluir
  6. Adorei ter a oportunidade de conhecer esse conto escrito para apresentar a série que será lançada. Essa premissa da obra e as suas considerações finais, me atrairam muito para a leitura. Achei bem interessante e cativante.

    ResponderExcluir
  7. Oiii! Menina, não poderia ter nos apresentado de forma melhor esse trabalho! E sobre o conto, né deixou feliz! Amo contos! Que abordagem forte! Gosto disso em narrativas! Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Achei muito bacana essa ideia de um conto de apresentação, já deixa o leitor com gostinho de quero mais. Sua resenha mostra que podemos ter uma história incrível a caminho espero que a autora tenha muito sucesso e que você traga a resenha do primeiro livro em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Primeira vez que eu vejo uma divulgação de um livro dessa maneira e achei super interessante. Sobre o enredo, o que mais chamou minha atenção foi o fato dele ser focado em um personagem masculino que por sinal apresenta um sentimento, problemas que vemos mais em mulheres. Isso é uma coisa super interessante, torna o mocinho mais humano. Enfim, amei a postagem.



    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, fiquei bem curiosa para conferir o que acontecerá com o personagem João, quais serão as decisões dele. Ficou ótimo seu post, nos trazendo informação sobre vários aspectos da publicação.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse conto, mas achei uma forma de iniciar a série. Confesso que não despertou muito minha curiosidade, porque achei um tanto dramática demais. Mas para quem procura um bom romance dramático, parece ser uma ótima opção. Adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Gostei de conhecer o conto e de saber que ele é apenas uma introdução de uma série para que o leitor já tenha em mente os personagens.
    Agora estou curiosa para saber o que o personagem vai escolher para a vida dele.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir